quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta


A obra

Em O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue doVai-e-Volta, Ariano Suassuna trabalhou os gêneros espanhóis da cavalaria e picaresca de uma forma inovadora e brasileira.
Esta obra é apresentada como um romance autobiográfico narrado por Dom Pedro Dinis Ferreira-Quadrena, o autoproclamado "Rei do Quinto Império e do Quinto Naipe, Profeta da Igreja Católico-Sertaneja e pretendente ao trono do Império do Brasil".
Para compor a obra, o autor se baseou nos principais elementos da cultura popular nordestina - a literatura de cordel, os repentes, a embolada - e deu origem a um universo mítico, criando uma espécie de Reino de Camelot no meio da caatinga. Saiba mais aqui.



A minissérie A Pedra do Reino



 Homenagem aos 80 anos do escritor paraibano Ariano Suassuna – autor do livro O Romance d´a Pedra do Reino e O Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, que inspirou a criação da minissérie –, A Pedra do Reino narra as aventuras e os delírios de um sertanejo contador de histórias. O poeta-escrivão D. Pedro Dinis Ferreira Quaderna (Irandhir Santos) recorre a seus antepassados e a suas memórias para lidar com suas inquietações existenciais. Quaderna sonha ser o Grande Gênio da Raça, o autor de uma grande obra literária que expresse a verdadeira identidade nacional. Para tal, ele usa a imaginação para dar novo colorido à realidade. Tanto no livro de Suassuna quanto na adaptação para a TV, Quaderna atua como o narrador da história. Leia mais aqui.

Clique na imagem e navegue para conhecer ainda mais sobre a minissérie.




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Auto da Compadecida

A peça teatral


Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos escrita em 1955 pelo autor brasileiro Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em 1995, em Recife, Pernambuco. Posteriormente houve nova encenação em 1974, com direção de João Cândido.
É um drama do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel,de gênero comédia apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa. Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá.
Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".
Saiba mais aqui.

O livro

Esta nova edição é revista pelo autor. O livro traz, ainda, o texto de apresentação de Bráulio Tavares e desenhos e pinturas de Romero de Andrade Lima.


A minissérie e o filme

Foi apresentada em 1999 na Rede Globo de televisão como minissérie, O Auto da Compadecida (em que há um acréscimo do artigo "o" antes do nome original). Na adaptação feita para o cinema em 2000, também chamada O Auto da Compadecida, aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Eles não fazem parte da peça original, e sim de A Inconveniência de Ter Coragem, também de Ariano Suassuna.

Assista!


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dia Mundial do Folclore



O folclore é a expressão de uma cultura. É a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo expressos de diversas maneiras (oralmente, por escrito ou encenados), embora muitas vezes o termo folclore seja atribuído apenas para a literatura oral. Todos os povos têm folclore. Conhecê-lo e estudá-lo significa contribuir para que se mantenha vivo e, conseqüentemente, através da sua preservação é possível perpetuar cada cultura. Muitas vezes é preciso estudar o folclore para verdadeiramente entender a história de um povo. Saiba mais no site do IBGE aqui ou no portal da prefeitura de Porto Alegre aqui.

Que tal conhecer um livro muito especial, que reúne muita coisa interessante sobre a cultura brasileira? É o Armazém do Folclore, de Ricardo Azevedo
"Riquíssimo depósito de conhecimento humano a respeito de vida e do mundo..." assim Ricardo Azevedo resume o universo de contos, ditados, quadras, brincadeiras com palavras, adivinhas e outras manifestações da cultura do povo brasileiro, a fonte e a raiz de todos os textos do Armazém do Folclore. Conheça o site do autor aqui.
Peça ao seu professor procurar o livro na Sala de Leitura e apresentá-lo a você.
Conheça o livro também na aula digital de Asas de Papel (5º ano) no site Educopédia.  



sábado, 18 de agosto de 2012

Maratona Escolar Ariano Suasuna



Em parceria com a Academia, a Maratona Escolar faz parte do programa Rio, uma Cidade de Leitores, que tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores das escolas da Prefeitura. Este ano a maratona tem como tema o professor e dramaturgo Ariano Suassuna
A ação é destinada aos alunos do 8° e 9° Anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Ao fim da Maratona, os alunos irão escrever uma redação apresentando a sua visão sobre a vida e obra de Ariano Suassuna. As escolas, Coordenadorias Regionais de Educação e Secretaria Municipal de Educação irão selecionar as trinta melhores redações para a avaliação da Academia Brasileira de Letras. Desses trinta textos, seis serão premiados  com um kit de livros e certificados.


Está dada a largada!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Vida Maria


"VIDA MARIA" é um projeto premiado no "3o. PRÊMIO CEARÁ DE CINEMA E VÍDEO", realizado pelo Governo do Estado do Ceará.


Produzido em computação gráfica 3D e finalizado em 35mm, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada. 

Gênero: Animação 
Diretor:
 Márcio Ramos 
Duração:
 9 min     Ano: 2006     Bitola: 35mm 
País:
 Brasil     Local de Produção: CE 
Cor:
 Colorido 
Sinopse:
 
Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Assista ao filme.




quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PAI




O vídeo da MultiRio foi criado para destacar as atribuições de um pai na criação dos filhos.
Saiba mais aqui.